ICC Portugal – IV Congresso da Concorrência em Portugal

Este evento, de dia inteiro, contará com quatro sessões de debate e vários oradores de renome.

Nas sessões serão abordados os seguintes temas:

Comércio internacional, tarifas e concorrência

Grande distribuição – quais os desafios para o futuro em portugal e na UE?

O setor da defesa – perspetivas de evolução e interconexão com os regimes de controlo de investimento estrangeiro e concorrência

Antitrust (public e private enforcement): últimos desenvolvimentos em portugal

 

O programa completo poderá ser consultado aqui:

XV Colóquio de Direito do Trabalho

O colóquio, de acesso gratuito para participantes presenciais e transmitido online, reuniu magistrados, académicos e profissionais da área jurídica para debater temas actuais e relevantes do Direito do Trabalho, promovendo uma análise aprofundada dos principais desafios laborais contemporâneos.

A edição deste ano contou com a intervenção do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e da Presidente da APODIT, além de especialistas oriundos das principais faculdades e instituições judiciais nacionais. Entre os temas debatidos destacam-se:

  • Revisão do âmbito de aplicação subjetiva das convenções coletivas
  • Jurisprudência recente do TJUE sobre andamento de trabalho e propostas legislativas
  • Pactos de não concorrência e aspectos críticos
  • Tensão e desafios da reforma trabalhista, perspectiva dos aplicadores do Direito
  • Critério da subordinação jurídica e os desafios do artigo 12-A do Código do Trabalho

A presença da CCP neste colóquio reflectiu o compromisso da Confederação com o acompanhamento das principais evoluções legislativas e jurisprudenciais, assegurando a defesa dos interesses dos associados no sector do comércio e serviços. Esta participação pretende contribuir para o reforço das práticas jurídicas e para o diálogo institucional contínuo com os principais protagonistas do Direito do Trabalho.

Oportunidades para empresas – Garanta já o seu lugar!

 – no próximo dia 19 de novembro, das 10h às 12h (online), uma Sessão de Oportunidades – em que durante essa manhã, as empresas terão a possibilidade de apresentar o seu negócio e as vagas que têm em aberto a potenciais candidatos.

As empresas interessadas poderão inscrever-se aqui:

Inscrever-me

– no próximo dia 26 de novembro – das 11h30 às 12h30 (online) – uma Sessão de Sensibilização para Empresas, dedicada à apresentação do trabalho da Associação Salvador, nomeadamente no âmbito da Empregabilidade Inclusiva.

Será um espaço prático, direto e sem tabus para se falar abertamente sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e as vagas são limitadas, terminando as inscrições no dia 14 de novembro.

As empresas interessadas poderão inscrever-se aqui:

Inscrever-me

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 211 165 860 (Equipa Projeto Emprego)

Participação de Mulheres e Homens no Trabalho de Cuidado Não Remunerado

Assinalando o Dia Internacional do Cuidado e do Apoio (29 de outubro), o Observatório “Género, Trabalho e Poder” (ISEG Research/Policy Lab), com quem a CCP colabora, acabou de partilhar o Barómetro da Participação de Mulheres e Homens no Trabalho de Cuidado Não Remunerado.

Coordenado por Ricardo Rodrigues, o documento contou ainda com a participação de Cassandra Simmons e Susana Ramalho Marques.

Este documento está acessível a toda a comunidade através da página web do Observatório e das redes sociais:  Observatório: Género, Trabalho e Poder

European Bank for Reconstruction and Development (EBRD)

O EBRD enviou-nos um conjunto de oportunidades de contratação que estamos a divulgar.

Os interessados poderão aceder à informação que disponibilizamos e candidatar-se através do website do Banco, devendo ainda registar-se nas plataformas de contratação do BERD o mais rapidamente possível, para se poderem candidatar às oportunidades à medida que forem surgindo.  

Documentos associados

Programa da Comissão Europeia para 2026

A Comissão Europeia apresentou hoje o seu programa de trabalho para 2026, que define uma série de ações para ajudar a construir uma Europa mais soberana e independente. O programa de trabalho, intitulado «A Hora da Independência da Europa», aborda os desafios atuais e futuros decorrentes das ameaças à nossa segurança e democracia, dos conflitos e tensões geopolíticas, dos riscos para a nossa economia e indústria e da aceleração das alterações climáticas. Baseia-se nos compromissos estabelecidos nas orientações políticas e nas cartas de missão enviadas pela presidente Ursula von der Leyen ao Colégio de Comissários da UE, bem como nas ideias expostas no discurso sobre o estado da União de 2025.

 

O programa de trabalho duplica as atuais prioridades fundamentais da Comissão, visando reforçar a competitividade, liderar a inovação limpa e digital, reforçar o nosso modelo social único e garantir a segurança coletiva.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, declarou: «O programa de trabalho para 2026 assinala mais um passo significativo no sentido de uma Europa mais forte e mais soberana. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o Parlamento Europeu e o Conselho para concretizar as prioridades da Europa, impulsionar a competitividade, tirar partido do poder do nosso mercado único, simplificar as nossas regras e fazer face à crise da acessibilidade dos preços. Juntos, protegeremos os nossos cidadãos e defenderemos os nossos valores.»

 

Simplificação e aplicação como foco

Em 2026, a Comissão continuará a reduzir a burocracia para as pessoas, as empresas e as administrações. O primeiro relatório de síntese sobre a simplificação, a aplicação e a execução, também hoje adotado, destaca os progressos alcançados até à data – tais como os seis pacotes globais e outras propostas de simplificação que visam gerar mais de 8,6 mil milhões de euros em economias de custos anuais para as empresas e os cidadãos.

Muitas das iniciativas do próximo ano centrar-se-ão também na simplificação da legislação da UE e na redução dos custos. Estão previstas várias propostas de simplificação em setores fundamentais – incluindo o setor automóvel, o ambiente, a fiscalidade, a segurança dos géneros alimentícios e dos alimentos para animais, os dispositivos médicos e a simplificação da legislação relativa aos produtos energéticos. Ao mesmo tempo, os diálogos sobre a aplicação e os controlos da realidade continuarão a ajudar a Comissão a identificar novas oportunidades de simplificação, nomeadamente para reduzir os encargos para os cidadãos.

O relatório de síntese apresenta as medidas da Comissão para apoiar os Estados-Membros na aplicação das políticas da UE, bem como as principais estatísticas e ações de execução. A Comissão está a investigar ativamente mais de 1 500 processos por infração em curso, a fim de assegurar a plena aplicação das regras da UE e, por conseguinte, os seus benefícios para as pessoas e as empresas.

 

Uma Europa mais soberana e independente: principais resultados do programa de trabalho para 2026

 

  • Prosperidade e competitividade sustentáveis: A Comissão prosseguirá os seus trabalhos para reforçar a base industrial da Europa e apoiar os setores industriais estratégicos e o emprego na Europa através de uma nova lei sobre o acelerador industrial. Aumentará a resiliência da Europa no aprovisionamento de matérias-primas críticas através da criação de um Centro de Matérias-Primas Críticas, bem como do Regulamento Economia Circular. E terá por objetivo libertar substancialmente o potencial do mercado único até 2028, eliminando obstáculos, estabelecendo um ato legislativo europeu sobre a inovação, criando um 28.o regime para as empresas inovadoras e promovendo uma «quinta liberdade» para o conhecimento e a inovação.
  • Defesa e segurança: Basear-nos-emos no quadro Readiness 2030 – o reforço das capacidades de defesa da UE e o reforço da cooperação com os parceiros estratégicos são prioridades fundamentais. Trabalharemos em iniciativas emblemáticas como a Iniciativa Europeia de Defesa contra Drones, que é essencial para a Eastern Flank Watch. A Comissão reforçará igualmente a proteção das fronteiras da União, a luta contra a criminalidade organizada e o reforço dos sistemas de comunicação transfronteiriços críticos. Centrar-nos-emos em pôr em prática o Pacto em matéria de Migração e Asilo.
  • Modelo social e inovação: Para resolver os problemas que as famílias europeias enfrentam todos os dias, apresentaremos uma série de medidas para fazer face à crise da acessibilidade dos preços e do custo de vida. Vamos propor uma Lei de Empregos de Qualidade. O pacote Mobilidade Laboral Justa, incluindo a iniciativa de mobilidade de competências, tornará as qualificações mais portáteis. Serão abordadas as causas profundas da pobreza e a crise da habitação.
  • Qualidade de vida – alimentos, água, natureza: A Comissão apresentará a estratégia para a pecuária e reverá as regras em matéria de práticas comerciais desleais na cadeia alimentar, a fim de apoiar os agricultores europeus. Assegurará a resiliência às alterações climáticas através do plano europeu de adaptação às alterações climáticas. A Lei dos Oceanos orientará a governação europeia dos oceanos.
  • Democracia e Estado de direito: A Comissão ajudará a proteger as instituições democráticas contra o extremismo e a desinformação, a reforçar a proteção dos consumidores e a rever as medidas antifraude. Analisaremos atentamente as questões relacionadas com os jovens, em especial as crianças e as redes sociais, com base nas recomendações do painel de peritos. A Comissão continuará a desenvolver a União da Igualdade através de novas estratégias em matéria de igualdade de género e direitos das pessoas com deficiência.
  • Compromisso global: As parcerias mundiais serão reforçadas e a UE continuará a apoiar firmemente a Ucrânia, prestando um apoio firme às suas necessidades financeiras e militares urgentes e aos seus esforços de reconstrução. E os seus esforços de integração na UE continuarão a ser apoiados, juntamente com a Moldávia. A ajuda humanitária será também reformada para dar respostas mais rápidas e eficazes às crises. Vamos implementar o nosso Pacto para o Mediterrâneo. Apresentaremos uma estratégia para o Médio Oriente, incluindo o apoio à transição na Síria e no Líbano.

 

Preparação para a União de amanhã

As políticas ambiciosas devem ser apoiadas por recursos ambiciosos, tal como delineado na recente proposta de Quadro Financeiro Plurianual (QFP), num montante de quase 2 biliões de euros. Por conseguinte, a Comissão insta, em paralelo, o Parlamento Europeu e o Conselho a chegarem rapidamente a acordo sobre este quadro e a fazerem avançar as principais prioridades legislativas.

 

Antecedentes

Todos os anos, a Comissão adota um programa de trabalho que estabelece a lista de ações que tomará no ano seguinte. O programa de trabalho informa o público e os colegisladores dos compromissos políticos assumidos no sentido de apresentar novas iniciativas, incluindo propostas de simplificação, retirar propostas pendentes e rever a legislação da UE em vigor. O programa de trabalho é o resultado de uma estreita cooperação com o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e os órgãos consultivos da UE.

 

Academia Portugal Digital

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) em parceria com a Academia Portugal Digital, com o objetivo de promover a capacitação digital no setor do comércio e dos serviços, reforçando a qualidade e eficácia da formação profissional, vão realizar um webinar, no dia 3 de novembro, às 09h30.

Inscrições disponíveis em: https://forms.gle/EtqsQqFFYM41Gkr86

Através da plataforma da Academia Portugal Digital, todos os interessados, nomeadamente os formandos podem realizar avaliação das suas competências digitais e posteriormente ingressarem numa acção de formação adequada ao seu nível de proficiência.

Explore as funcionalidades e benefícios da plataforma digital em: https://academiaportugaldigital.pt/

ERA Act

A Comissão está a preparar uma “Lei ERA” com o objetivo de melhorar o ambiente geral para a geração de inovação, reduzir a fragmentação e impulsionar a competitividade da UE, e visa reforçar o investimento em I&D e atingi-lo para a meta de 3% do PIB.

O questionário da consulta pública da Lei ERA está publicado no Portal ” Have Your Say Portal“.

O questionário é uma parte importante do processo de consulta e surge na sequência do convite à apresentação de provas, encerrado em setembro.

Pode encontrar o questionário neste link, clicando no botão “Responder ao Questionário”.

O questionário está a ser publicado inicialmente em inglês. As traduções para as outras 23 línguas oficiais da UE serão disponibilizadas em breve.

A consulta permanecerá aberta durante 12 semanas a partir da data em que todas as versões linguísticas estiverem disponíveis.

Para mais informações, poderá aceder a:  European Research Area (ERA) Act – Research and innovation

ICC Portugal

ICC Portugal, Delegação Nacional Portuguesa da International Chamber of Commerce (ICC) é  uma associação empresarial que reúne os Membros Portugueses daquela que é a maior organização mundial de empresas, com 45 milhões de membros, de todos os setores e dimensões, em mais de 100 países.

A CCP é membro desta Câmara de Comércio, a qual está a organizar a Conferência “Inteligência Artificial e Direito de Autor – Eleonora Rosati”.

Este evento pretende ser uma Homenagem a Jorge Cruz e a Luiz Francisco Rebello e realizar-se-á no próximo dia 6 de novembro de 2025, das 15h às 17h, em Lisboa.

Os interessados poderão obter mais informações através dos seguintes contactos:

rita.fernandes@icc-portugal.com

geral@icc-portugal.com 
+351 21 120 36 50

+351 915 017 914

European Bank for Reconstruction and Development (EBRD)

O EBRD enviou-nos um conjunto de oportunidades de contratação que estamos a divulgar.

Os interessados poderão aceder à informação que disponibilizamos e candidatar-se através do website do Banco, devendo ainda registar-se nas plataformas de contratação do BERD o mais rapidamente possível, para se poderem candidatar às oportunidades à medida que forem surgindo. 

Documentos associados

 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A CCP colabora regularmente com o Observatório “Género, Trabalho e Poder” (Policy Lab/ISEG Research), o qual – assinalando o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que hoje se comemora –  divulga a Datasheet Gender Poverty Gap em Portugal, da autoria do Professor Doutor Carlos Farinha Rodrigues.

Os interessados poderão consultar o documento aqui:

European Bank for Reconstruction and Development (EBRD) Oportunidades de Contratação

O EBRD enviou-nos um conjunto de oportunidades de contratação que estamos a divulgar.

Os interessados poderão aceder à informação que disponibilizamos através do website do Banco, estando estas também divulgadas através da newsletter da AICEP, devendo ainda registar-se nas plataformas de contratação do BERD o mais rapidamente possível, para se poderem candidatar às oportunidades à medida que forem surgindo.

Em anexo, encontram-se:

  1. Uma apresentação que resume o processo de contratação do BERD;
  2. Uma lista das oportunidades abertas atualmente para Consultoria;
  3. Uma lista das oportunidades abertas atualmente para Contratação de Projetos.
Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar