Fórum dos Serviços

para uma especialização inteligente da economia portuguesa

Os serviços vêm assumindo um peso crescente na economia actual, sendo a sua presença na globalização e na internacionalização das economias cada vez mais importante.

Em Portugal, entre 65% e 70% daquilo que o país exporta são serviços. Ou seja, aos 30% de exportações directas de serviços no total das exportações, junta-se cerca de 50% de incorporação de serviços contidos na exportação de bens (produtos materiais) exportados.

A balança de serviços vem registando, nos últimos anos (ao contrário da balança de bens) um saldo crescentemente positivo, tendo, aliás, contribuído de forma determinante para que Portugal registasse em 2012, pela primeira vez desde a  II Guerra Mundial, um “superavit” na sua balança comercial (bens e serviços).

Falar de “sectores exportadores” ou de “sectores transacionáveis”, marginalizando os serviços, é dar provas de ignorar as profundas transformações que atravessam o funcionamento das economias avançadas e, consequentemente, um factor que impede o delinear de uma estratégia que potencie a nossa internacionalização e reforce a nossa capacidade competitiva. Sem um sector dos serviços forte e dinâmico a economia portuguesa não conseguirá crescer, nem criar emprego, nem reduzir a sua dependência face ao exterior.

É neste contexto, que a CCP se constituiu o Fórum dos Serviços, enquanto espaço privilegiado de intervenção pública e de debate sobre os problemas e os caminhos a percorrer pelo sector.

Objectivos

Constituem objectivos do Fórum:

  1. Contribuir para a reflexão e debate em torno do ”modelo económico“ que possibilitará a Portugal encetar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento sustentável, pugnando por uma “especialização inteligente” da nossa economia. Isto é uma especialização baseada numa maior criação de valor acrescentado nacional e que invista numa diferenciação competitiva, na economia global, baseada nos nossos principais factores competitivos: o território e os recursos humanos.
  2. Elaborar e apresentar propostas de política pública que contribuam para reforçar a capacidade competitiva das nossas empresas no exterior, nomeadamente, impulsionando a criação de “novas vagas” exportadoras em sectores e segmentos de empresas tradicionalmente secundarizadas ao nível das políticas de internacionalização.
  3. Promover iniciativas que favoreçam a criação de “clusters” e de plataformas de actividades de serviços orientadas para o exterior, fomentando a cooperação interempresas, o desenvolvimento de serviços emergentes e a criação de novos produtos e conceitos de valor acrescentado.

Destinatários

O Fórum dos serviços pretende agregar, associações empresariais, empresas com actividades de serviços, entidades e personalidades do meio académico e cientifico que, numa base independente, se proponham contribuir para valorizar o papel dos serviços na economia.

Áreas de Actuação

São áreas de actuação e campos de iniciativa a promover pelo Fórum, os seguintes:

  1. Promover a realização de Seminários e Encontros-debate, visando analisar os problemas e desafios que se colocam ao sector dos serviços e elaborar propostas tendentes a reforçar a capacidade competitiva do mesmo;
  2. Elaborar estudos, relatórios e documentos de trabalho, sobre temas de relevante interesse para o sector;
  3. Promover acções de formação profissional de especial interesse estratégico para o sector, recorrendo em particular a parcerias com prestigiadas instituições académicas;
  4. Assegurar uma presença online do Fórum através da criação de um lugar («site») na comunicação digital, para divulgação do Fórum e das suas acções e, contendo, igualmente, informação relevante sobre o sector;
  5. Constituir grupos de trabalho temáticos, tendo especialmente em consideração os diferentes sub-sectores e «clusters» existentes e cuja finalidade será analisar e propor estratégias, políticas e iniciativas nas suas respectivas áreas;
  6. Realizar iniciativas e acções promocionais diversas, visando dar a conhecer áreas ou domínios com elevado potencial junto de destinatários nacionais e internacionais;
  7. Promover uma cultura de cooperação entre as empresas do sector e deste com outros sectores de actividade, funcionando como um espaço facilitador de intercâmbio empresarial;
  8. Realizar com carácter bienal de uma Convenção de Serviços com vista a debater e apresentar as grandes linhas estratégicas para o sector e as principais propostas de política sectorial.

Para mais informação sobre o Fórum dos Serviços, consulte https://www.forumservicos.com.

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