Conduta Empresarial Responsável

As Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais sobre Conduta Empresarial Responsável são recomendações dirigidas por governos a empresas multinacionais que visam incentivar as contribuições positivas que as empresas podem fazer para o progresso económico, ambiental e social e minimizar os impactos adversos em assuntos abrangidos pelas Diretrizes que possam estar associados às operações, produtos e serviços de uma empresa.

Desde a sua introdução em 1976, as Diretrizes têm sido continuamente atualizadas para permanecerem adequadas aos desafios sociais e à evolução do mundo dos negócios internacionais. A atualização de 2023 reflete uma década de experiência desde a sua última revisão em 2011 e responde às prioridades sociais, ambientais e tecnológicas urgentes enfrentadas pelas sociedades e empresas.

Neste contexto, no próximo dia 7 de setembro, a OCDE irá realizar dois webinars idênticos, em horários distintos, sob o mote “What changed in the 2023 revamp of the OECD Guidelines and why does it matter?

Os links para a inscrição nos mesmos são os seguintes:

Para obter mais informações sobre a atividade do Ponto de Contacto Nacional Português para a Conduta Empresarial Responsável, consulte as suas página dedicadas, em português e inglês.

Alto Comissariado para as Migrações – ACM

Vimos divulgar a segunda sessão do I Ciclo de Webinars: A aprendizagem da língua portuguesa no contexto do acolhimento e integração de migrantes: Partilha de Experiências e Boas Práticas, que o Gabinete de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa do ACM (GLPt) irá promover no próximo dia 27 de julho, pelas 15h00. O Programa está em anexo.

Este ciclo de webinars iniciou-se em maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa e visa a divulgação de projetos de educação formal e não formal que promovem a aprendizagem da língua portuguesa, a partilha de experiências e de boas práticas.
A participação nesta iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. As inscrições devem ser feitas em https://forinq.acm.webhs.org/index.php/143366?lang=pt, até dia 26 de julho.

REUNIÃO DO CONSELHO GERAL DO OBSERVATÓRIO DE 20.07.2023

De acordo com a Ordem de Trabalhos, na primeira parte da reunião foi apresentado o primeiro relatório do estudo “Uma Leitura das Dinâmicas Territoriais (nível concelhio) das Actividades Económicas – Evolução 2011-2020”, elaborado com base na plataforma de indicadores estatísticos do Observatório) por Eduarda Marques da Costa (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – IGOT), seguido da apresentação do Relatório de Estado 2020-21 sobre a Execução do PNPOT, pela Sub-Directora Geral Engª Ana Seixas da Direcção Geral do Território.
Os relatórios evidenciaram uma série de dinâmicas territoriais que estão actualmente a ter lugar no território nacional, e que reforçam a importância da elaboração de estudos sobre as dinâmicas territoriais, para serem utilizados como instrumentos de análise na elaboração de políticas de cidade e de coesão territorial, de forma reforçar a eficácia das políticas de dinamização do território.
A segunda parte da reunião incidiu na apresentação e debate do Plano de Actividades do Observatório (que pode ser aqui consultado) que, estando ainda aberto a contributos dos seus membros, mereceu a aprovação do Conselho Geral.

mais informações em: https://ccp.pt/observatorio/eventos-iniciativas/  

CRL – Centro de Relações Laborais

A CCP participou ontem, dia 12 de julho, na apresentação pública do Relatório Anual sobre Emprego e Formação 2022.

Nesta sessão, foram referidos vários dados, nomeadamente que a população empregada cresceu e que as taxas de emprego em Portugal têm crescido mais do que a média da União Europeia, tendo contudo ambas registado subidas face ao período homólogo.

A taxa de desemprego tem decrescido, mas de forma mais acentuada em Portugal do que na União Europeia e a taxa de desemprego jovem também registou uma diminuição em 2022.

Foi realçado, por outro lado, a existência de um número muito relevante de contratos sem termo na União Europeia.

Registámos um ritmo de aumento dos jovens com o ensino secundário e superior em Portugal superior ao que ocorreu na União Europeia, bem como um aumento relevante da Educação e Formação de Adultos de nível 4 e as entidades privadas foram responsáveis por 67,5% da formação extra-catálogo (Catálogo Nacional de Qualificações), tendo-se registado um aumento do número de pessoas envolvidas na formação profissional em 2022.

No que respeita às questões de igualdade de género, foi referido que as mulheres continuam a ter níveis de remuneração inferiores aos dos homens.

Sobre as migrações, constatou-se o que a CCP tem transmitido em vários fóruns: temos uma grande falta de trabalhadores e problemas relativamente à atração e retenção de competências, incluindo de jovens qualificados.

Para acesso a toda a informação complementar: https://www.crlaborais.pt/inicio

ENIPD EE2- 1.1.9 | Webinares – 28.06.2023

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) e a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA) realizaram dois webinares no passado dia 28 de junho, no âmbito da Medida 1.1.9 – Dinamização de ações de sensibilização aos operadores económicos sobre a acessibilidade a espaços e estabelecimentos comerciais, incluída no Eixo Estratégico 2 – Promoção de um ambiente inclusivo da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021 – 2025 (ENIPD 2021-2025).

Veja aqui as sessões:

 

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar