Sessão de apresentação do estudo “Business Services Centers em Portugal”

A CCP e o Fórum dos Serviços apresentam o estudo “Business Service Centers em Portugal”, realizado pela consultora E.Y. (Ernest & Young S.A.), no dia 25 de Julho, pelas 10h30m na Pousada de Lisboa, na Praça do Comércio, em Lisboa.

A CCP e o Fórum dos Serviços promoveram, em Lisboa, no dia 25 de Julho, a sessão de apresentação do estudo “Business Service Centers em Portugal”, realizado pela EY (Ernest & Young, S.A.).

O objectivo do estudo apresentado é avaliar o impacto económico dos Business Services na economia portuguesa, as novas dinâmicas de crescimento trazidas pelo segmento dos Business Service Centers (BSC), e uma análise à proposta de valor e competitividade de Portugal nesta área estratégica para a economia.

Através do estudo apresentado, é possível concluir que o trabalho realizado por entidades públicas e privadas foi crucial para a decisão das empresas se estabelecerem em Portugal. Existe, no entanto, a necessidade de uma melhor articulação da oferta do nosso país, de forma a preparar um pacote promocional bem estruturado e consistente, exclusivo para este sector.

No que há captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) diz respeito, através da realização de um inquérito às empresas, foi possível verificar que 52% das empresas inquiridas pretendem investir nos próximos 3 anos, sendo que 62% das respostas positivas elegeram Portugal para a localização do investimento. Também foi possível perceber que as empresas que se instalam no nosso país se reinventam e crescem, sendo esse crescimento apenas limitado pela oferta de activos físicos e a disponibilidade/competências técnicas dos recursos humanos qualificados, sobretudo em algumas línguas (como o francês, alemão e mandarim) e áreas de TI, Engenharias e digital.

A sessão também contou com as intervenções de representantes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P.) e do AICEP, que indicaram os esforços e apoios a disponibilizar às empresas que se pretendam instalar em Portugal ou reforçar as suas operações.

A sessão foi concluída com a intervenção do Presidente da CCP, Eng.º João Vieira Lopes,com uma intervenção subordinada ao tema “Os Serviços no século XXI”, que ressalvou, entre outros aspectos, que a “nova economia é geradora de novas possibilidades, mas também de incertezas quanto ao futuro, apenas trazendo progresso e desenvolvimento sustentado para Portugal se o nosso país mantiver as escolhas e opções a fazer de forma aberta e plural, de forma a criar dinâmicas que permitam o alargamento de oportunidades e a diversificação de ofertas possíveis para compensar o que tem vindo a desaparecer e a dar sinais obsolescência.”

A exemplo de outras iniciativas anteriores, o encontro permitiu ainda afirmar o papel do Fórum dos Serviços como elemento agregador das empresas e associações e parceiro relevante dos órgãos de poder local e das instituições de ensino no desenvolvimento de acções e iniciativas integradas que contribuam para a dinamização dos Business Services.

A sessão decorreu de acordo com o seguinte Programa:

10h30 – Recepção dos convidados e “welcome coffee”
10h45 – Apresentação do Estudo: Florbela Lima, Partner, EY
11h15 – Os Business Service Centers (BSC) e as Políticas Públicas: António Valadas da Silva, Presidente do Conselho Directivo do IEFP, e Luís de Castro Henriques, Presidente do Conselho de Administração da AICEP
12h15 – Os Serviços na Economia do Séc XXI: João Vieira Lopes, Presidente da Direcção da CCP

Data:

25 Julho, 2017, às 10h30

Local:

Pousada de Lisboa - Praça do Comércio, Lisboa

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