Business Services Centers em Portugal

Num momento importante para o nosso país, caracterizado por um crescimento ténue da nossa economia, a captação de novas empresas de serviços para Portugal (ou a expansão de operações já existentes) assume um papel de extrema importância, sendo necessário fazer uma aposta efectiva nas políticas públicas orientadas para o investimento. Com este estudo, pretende-se dar mais um contributo para o sector dos Business Services, quer na definição de políticas públicas para o sector, quer para proporcionar aos actores do sector uma ferramenta de consulta útil.

Através do estudo, é possível concluir que o trabalho realizado por entidades públicas e privadas é crucial para a decisão das empresas se estabelecerem em Portugal. Existe, no entanto, a necessidade de uma melhor articulação da oferta do nosso país, de forma a preparar um pacote promocional bem estruturado e consistente, exclusivo para este sector.

No que há captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) diz respeito, através da realização de um inquérito às empresas, foi possível verificar que 52% das empresas inquiridas pretendem investir nos próximos 3 anos, sendo que 62% das respostas positivas elegeram Portugal para a localização do investimento.

Também foi possível perceber que as empresas que se instalam no nosso país se reinventam e crescem, sendo esse crescimento apenas limitado pela oferta de activos físicos e a disponibilidade/competências técnicas dos recursos humanos qualificados, sobretudo em algumas línguas (como o francês, alemão e mandarim) e áreas de TI, Engenharias e digital.

Data de Publicação: Março, 2017

pdf [8,8 MB]

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar
CCP