8 de Junho, 2026
A convite do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal apresentou a sua metodologia para a qualificação profissional a parceiros sociais de países de língua oficial portuguesa.
Está a decorrer, com enorme sucesso, a palestra internacional promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) dedicada à Antecipação de Competências, que contou com uma participação de grande destaque da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).
O evento, que reúne líderes, peritos e dirigentes de organizações empresariais e parceiros sociais do Brasil, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, serve de palco para a partilha de soluções inovadoras no combate ao desajuste de competências (skills mismatch) no mercado de trabalho atual.
O convite endereçado diretamente à CCP pela OIT — através do seu prestigiado Centro Internacional de Formação — representa um claro reconhecimento internacional do trabalho de excelência que a Confederação tem desenvolvido em Portugal. A CCP foi apontada como um caso de estudo de referência (benchmark) na Europa, graças à sua capacidade única de ler as necessidades de formação no terreno e traduzi-las em políticas públicas de qualificação.
A Confederação apresentou a comunicação “Antecipação de Competências: A Perspetiva Prática da CCP”. Durante a intervenção, foi detalhado o funcionamento da vasta rede da CCP que, através de mais de uma centena de associações afiliadas, atua como um autêntico “sensor de proximidade” para as micro e pequenas empresas portuguesas.
No encerramento do evento, os representantes dos países da CPLP sublinharam o valor prático das recomendações partilhadas pela CCP, nomeadamente a importância de descentralizar os diagnósticos para além das grandes capitais e de desenhar programas de formação focados em resultados práticos de aprendizagem.
Este convite da OIT e a extraordinária adesão dos nossos congéneres lusófonos demonstram que as soluções que estamos a desenhar em Portugal para apoiar as nossas micro e pequenas empresas na transição digital e sustentável são altamente replicáveis e inspiradoras à escala global.
A CCP agradece à OIT pela confiança e pela oportunidade de reforçar a sua influência internacional, consolidando o seu papel de parceiro estratégico incontornável na definição do futuro do trabalho.
