18 de Fevereiro, 2026
A CCP participou na Conferência organizada pela Comissão Europeia, subordinada ao tema “Compreender o Impacto do MRR” e que se realizou recentemente.
O Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) é o instrumento da UE de 650 biliões de euros pós-covid que apoia reformas e investimentos em diferentes áreas políticas. Tendo em conta que se iniciou o último ano de implementação do MRR, o objetivo da conferência foi avaliar o impacto até à atualidade.
Este evento reuniu membros da comunidade académica e de investigação, profissionais ligados à administração e às políticas públicas, assim como organizações internacionais, para discutir a investigação e as evidências preliminares disponíveis sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.
Neste evento, foi debatido como poderá o próximo Next Generation EU ter um melhor desempenho. Com base num trabalho realizado pela Sorbonne, foi considerado que a implementação do programa correu bem, tendo sido alicerçado em empréstimos e em investimento público, mas que em contrapartida tem havido falta de apropriação por parte dos Estados-membros.
Como principal conclusão, foi referido o efeito positivo do investimento público sobre a produtividade e a competitividade, pelo que um futuro programa deverá ter este fator em conta: contudo, foi referido que o efeito de se aceitarem empréstimos é negativo, pelo que o melhor seria apostar-se noutro tipo de mecanismos.
A gravação do evento já está disponível.
Os interessados poderão aceder à gravação dos vários painéis do evento, através dos links seguintes: