19 de Novembro, 2025
O RGPC e a ISO 37001
No próximo dia 2 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Instituto Português da Qualidade – IPQ, em colaboração com o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), organiza um debate que abordará a corrupção sob duas perspetivas complementares: a legal, centrada nas obrigações e normas existentes, e a voluntária, que explora boas práticas e iniciativas proativas para reforçar integridade e transparência nas organizações.
Enquadramento
A corrupção tornou-se uma preocupação incontornável em Portugal, refletida tanto nos discursos públicos como nos inquéritos que medem as prioridades e receios da sociedade. Este fenómeno afeta profundamente a vida política, social e económica, fragilizando a confiança nas instituições, um elemento essencial para a estabilidade de regimes democráticos e sociedades livres.
Além de comprometer a boa governação, distorcer a concorrência e enfraquecer a justiça, a corrupção prejudica os direitos humanos e dificulta a luta contra a pobreza. Acresce que aumenta os custos das atividades económicas, gera incertezas nas transações comerciais e reduz a qualidade de bens e serviços, com impactos diretos na vida das pessoas e na credibilidade das instituições públicas.
Discutir a corrupção, analisar as suas causas e consequências e avaliar os mecanismos disponíveis para a prevenir ou combater é, por isso, um desafio central na agenda nacional.
Consulte o PROGRAMA
Participação gratuita mediante INSCRIÇÃO