24 de Outubro, 2025
Uma Europa mais soberana e independente
A Comissão Europeia apresentou hoje o seu programa de trabalho para 2026, que define uma série de ações para ajudar a construir uma Europa mais soberana e independente. O programa de trabalho, intitulado «A Hora da Independência da Europa», aborda os desafios atuais e futuros decorrentes das ameaças à nossa segurança e democracia, dos conflitos e tensões geopolíticas, dos riscos para a nossa economia e indústria e da aceleração das alterações climáticas. Baseia-se nos compromissos estabelecidos nas orientações políticas e nas cartas de missão enviadas pela presidente Ursula von der Leyen ao Colégio de Comissários da UE, bem como nas ideias expostas no discurso sobre o estado da União de 2025.
O programa de trabalho duplica as atuais prioridades fundamentais da Comissão, visando reforçar a competitividade, liderar a inovação limpa e digital, reforçar o nosso modelo social único e garantir a segurança coletiva.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, declarou: «O programa de trabalho para 2026 assinala mais um passo significativo no sentido de uma Europa mais forte e mais soberana. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o Parlamento Europeu e o Conselho para concretizar as prioridades da Europa, impulsionar a competitividade, tirar partido do poder do nosso mercado único, simplificar as nossas regras e fazer face à crise da acessibilidade dos preços. Juntos, protegeremos os nossos cidadãos e defenderemos os nossos valores.»
Simplificação e aplicação como foco
Em 2026, a Comissão continuará a reduzir a burocracia para as pessoas, as empresas e as administrações. O primeiro relatório de síntese sobre a simplificação, a aplicação e a execução, também hoje adotado, destaca os progressos alcançados até à data – tais como os seis pacotes globais e outras propostas de simplificação que visam gerar mais de 8,6 mil milhões de euros em economias de custos anuais para as empresas e os cidadãos.
Muitas das iniciativas do próximo ano centrar-se-ão também na simplificação da legislação da UE e na redução dos custos. Estão previstas várias propostas de simplificação em setores fundamentais – incluindo o setor automóvel, o ambiente, a fiscalidade, a segurança dos géneros alimentícios e dos alimentos para animais, os dispositivos médicos e a simplificação da legislação relativa aos produtos energéticos. Ao mesmo tempo, os diálogos sobre a aplicação e os controlos da realidade continuarão a ajudar a Comissão a identificar novas oportunidades de simplificação, nomeadamente para reduzir os encargos para os cidadãos.
O relatório de síntese apresenta as medidas da Comissão para apoiar os Estados-Membros na aplicação das políticas da UE, bem como as principais estatísticas e ações de execução. A Comissão está a investigar ativamente mais de 1 500 processos por infração em curso, a fim de assegurar a plena aplicação das regras da UE e, por conseguinte, os seus benefícios para as pessoas e as empresas.
Uma Europa mais soberana e independente: principais resultados do programa de trabalho para 2026
Preparação para a União de amanhã
As políticas ambiciosas devem ser apoiadas por recursos ambiciosos, tal como delineado na recente proposta de Quadro Financeiro Plurianual (QFP), num montante de quase 2 biliões de euros. Por conseguinte, a Comissão insta, em paralelo, o Parlamento Europeu e o Conselho a chegarem rapidamente a acordo sobre este quadro e a fazerem avançar as principais prioridades legislativas.
Antecedentes
Todos os anos, a Comissão adota um programa de trabalho que estabelece a lista de ações que tomará no ano seguinte. O programa de trabalho informa o público e os colegisladores dos compromissos políticos assumidos no sentido de apresentar novas iniciativas, incluindo propostas de simplificação, retirar propostas pendentes e rever a legislação da UE em vigor. O programa de trabalho é o resultado de uma estreita cooperação com o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e os órgãos consultivos da UE.