CCP participa em evento do IAPMEI

“Download do Futuro: o progresso em atualização”

A CCP participou ontem, dia 20 de maio, na Conferência do IAPMEI dedicada à questão da digitalização, em particular da importância da utilização das redes sociais pelas empresas na promoção dos seus negócios.

Neste evento, os oradores realçaram que o digital está cada vez mais na vida das empresas portuguesas e é já um novo ecossistema em que elas existem e se reinventam diariamente, implicando em determinados casos inclusivamente uma atualização permanente até do seu próprio software.

Foi muito enfatizado o facto da utilização das redes sociais estar a mudar e ser necessário as empresas terem uma abordagem muito pragmática à questão, não embarcando em tendências na hora de fazerem as suas escolhas, mas antes colocando os seus potenciais clientes no centro das suas decisões e comunicando a sua imagem de uma forma eficaz, partindo das necessidades dos mesmos e do valor acrescentado que os seus produtos lhes pode trazer.

Foi também abordada a evolução a que temos assistido, das formas tradicionais de marketing até ao atual marketing digital e de como essa evolução permite atualmente às empresas abordagens ao mercado inovadoras e com múltiplas escolhas, quer em termos dos tipos de ofertas, quer dos preços associados. Foi referida a possibilidade de recorrerem a pessoal próprio ou subcontratarem agências de comunicação, mas o enfoque deverá ser sempre colocado na imagem da sua marca.

Foi também desmistificado o mito – errado – de que em Portugal estejamos muito atrasados a nível digital, quando nos comparamos com outros países a nível internacional, tendo sido enfatizado que já há muito tempo que a nossa realidade é outra.

Durante uma mesa redonda muito ativa, foi abordada a questão da gestão das redes sociais por parte das empresas, de uma perspetiva muito prática, em que se referiu o já acima exposto, bem como a necessidade de se captar cada vez mais a atenção das pessoas certas (e não tanto de se procurar chegar às massas), bem como a possibilidade de se produzirem e reaproveitarem bons conteúdos em várias redes (desde que os mesmos sejam intemporais), assim multiplicando o seu potencial e aproveitando ao máximo os investimentos realizados.

Em conclusão: independentemente da rede social pela qual se opte (e ainda que tenha sido referida, com destaque, a importância atual do Linkedin), o foco deve ser colocado no que o produto que se pretende vender “acrescenta”, para despertar o interesse do potencial comprador e daí avançar-se para a venda propriamente dita da imagem de marca.

Esta Conferência inseriu-se no ciclo de Conferências Digit@l Tuesdays by IAPMEI ao Vivo!

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar