Tarifas Alfandegárias

EuroCommerce insta a UE e os EUA a aproveitarem a oportunidade da suspensão tarifária

A Eurocommerce – Federação europeia em que a CCP está filiada – emitiu hoje um comunicado de imprensa referindo que o setor retalhista e grossista europeu apela aos líderes da UE e dos EUA para que aproveitem a recente suspensão tarifária dos EUA para se envolverem num diálogo transatlântico profícuo.

O comunicado destaca a necessidade de discussões urgentes para se enfrentarem os desafios do comércio global e proteger os consumidores, uma vez que os retalhistas e os grossistas são elos cruciais entre produtores e consumidores, os quais esperam ter à sua disposição uma ampla oferta de produtos a preços acessíveis.

Os anúncios contínuos de tarifas entre a UE e os EUA já prejudicaram a confiança dos consumidores e podem colocar a economia da UE em sérios problemas.

Com os EUA a suspender temporariamente as tarifas adicionais, a EuroCommerce insta ambos os lados a usarem esta janela de oportunidade para desenvolver soluções sustentáveis ​​que evitem interrupções na cadeia de abastecimentos e aumentos de preços.

Christel Delberghe, Diretora-Geral da EuroCommerce, declarou: “Este período de suspensão tarifária deve ser usado para minimizar os danos económicos causados ​​por este conflito comercial.”

A EuroCommerce também enfatiza a importância de uma abordagem europeia unificada: “A integridade do Mercado Único da UE deve ser preservada. Os Estados-Membros devem evitar respostas nacionais fragmentadas que correm o risco de prejudicar a força coletiva da UE”, acrescentou Delberghe.

Ao mesmo tempo, este é o momento para a UE acelerar sua agenda de competitividade: “Instamos os tomadores de decisão da UE a apoiar a agenda de competitividade, acelerar a integração do Mercado Único da UE e prosseguir rapidamente com a agenda de simplificação regulatória”.

O FMI estima que as barreiras internas da Europa sejam equivalentes a uma tarifa de 45% para a indústria e 110% para os serviços.

A versão integral do comunicado de imprensa poderá ser consultada em anexo.

Documentos associados

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar