14 de Abril, 2025
Empresas europeias mantêm ambição de crescimento, mas enfrentam riscos elevados
Foi publicado o European Payment Report de 2025, baseado em insights de mais de 9 mil executivos em 25 países europeus. Fornece informações sobre os comportamentos de pagamento de empresas europeias e examina tendências relacionadas com os atrasos de pagamento, práticas de pagamento de faturas e risco financeiro geral.
O Relatório demonstrou que, apesar de 72% das empresas europeias terem atingido ou, inclusive, superado as suas expetativas de vendas e receitas, cerca de um em quatro líderes teme encerrar a sua atividade nos próximos dois anos na eventualidade de o contexto económico não melhorar. O cenário é mais preocupante para as PME: 29% antecipa um possível encerramento (em comparação com apenas 11% de grandes empresas).
Os atrasos dos pagamentos continuam a ser um dos principais entraves à estabilidade financeira, especialmente para as PME. O Relatório indica que, em média, 11% das receitas são pagas com atraso e 35% dos gestores sentem que esta realidade se mantém tão crítica como durante a pandemia COVID 19.
Por fim, cabe referir o papel crescente da Inteligência Artificial na gestão de pagamentos: 59% das empresas já a utilizam. Porém, é igualmente analisada a dificuldade na compreensão de todas as obrigações legais derivadas da nova regulamentação europeia de IA.
O Relatório completo pode ser consultado aqui: https://www.intrum.com/media/caqod3qr/intrum-epr-2025.pdf.