Barómero da SMEunited

Index do Clima Empresarial desacelerou

Foi recentemente publicada a versão da primavera do Barómetro da SMEunited, para o qual a CCP – enquanto membro deste parceiro social europeu – contribuiu.

Ao apresentar o mais recente Barómetro, o Diretor de Política Económica, Gerhard Huemer, explicou a nova desaceleração pelos elevados preços da energia, fraca procura pelas famílias e continuação dos elevados custos dos empréstimos.

O setor da indústria ainda sofre com a falta de competitividade da indústria europeia e das tensões crescentes no ambiente do comércio global, levando a um baixo nível de investimentos.

Os elevados custos para as hipotecas têm um impacto negativo nas PMEs do setor de construção, que são principalmente ativas em moradias privadas. Além disso, as PMEs sofrem impacto de uma fraca procura por parte das famílias privadas, apesar de um aumento do rendimento real que tem servido de almofada para o setor dos serviços. Além disso, preços mais altos da energia e aumentos salariais resultaram numa pressão adicional dos preços para cima, que deve continuar no semestre atual. Este é especialmente o caso dos serviços intensivos em mão de obra.

Finalmente, o Sr. Huemer destacou a importância de se melhorar o ambiente geral dos negócios na Europa, para trazer as PMEs de volta a um caminho de crescimento. Isso inclui uma rápida adoção da proposta OMNIBUS de redução de encargos, o financiamento de investimentos e a redução dos preços da energia.

A versão final do Barómetro pode ser acedida aqui: Barometer.

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar