11 de Dezembro, 2024
A CCP participou na sessão de apresentação dos resultados do PIAAC
Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos da OCDE, que teve lugar ontem no Teatro Thalia, em Lisboa. O inquérito avaliou adultos com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos, em 31 países e economias e Portugal participou pela primeira vez.
O Inquérito às Competências dos Adultos oferece uma perspectiva única sobre a proficiência dos adultos em literacia, numeracia e resolução de problemas, competências cruciais para o sucesso pessoal e social, constutuindo a base para a aprendizagem contínua.
Durante a sessão, Claudia Tamassia da OCDE apresentou os resultados globais para o conjunto dos 31 países participantes.
Luís Rothes e João Queirós, Coordenador Nacional e Subcoordenador do PIAAC, apresentaram os resultados para Portugal.
A sessão contou ainda com as intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.
Os resultados indicam que Portugal tem grandes desafios a enfrentar, atendendo que os adultos com idades entre os 16 e os 65 anos obtiveram, em média, 235 pontos na literacia (abaixo da média da OCDE), 238 pontos na numeracia (abaixo da média da OCDE) e 233 pontos na resolução adaptativa de problemas (abaixo da média da OCDE).
A ficha específica relativa a Portugal pode ser consultada aqui : https://www.oecd.org/content/dam/oecd/pt/publications/reports/2024/12/survey-of-adults-skills-2023-country-notes_df7b4a60/portugal_bf79257b/3d83066e-pt.pdf
Transmissão da sessão aqui: https://www.youtube.com/live/nOtl4rVkfec?si=dDQlWY60oNmN9S-c