Declaração de Budapeste         

Não se esqueçam do setor de serviços, alertou a EuroCommerce

Antes da reunião informal dos líderes da UE, agendada para hoje em Budapeste, a EuroCommerce – Federação europeia que representa o comércio retalhista, grossista e internacional  – aplaudiu as ambições renovadas dos Estados-Membros em criarem uma União mais competitiva, produtiva, inovadora e sustentável, salientando ao mesmo tempo que não se deve omitir o setor dos serviços.

“Fomos encorajados pelas recomendações para fortalecer o Mercado Único e impulsionar a competitividade nos relatórios Letta e Draghi”, comentou a Diretora Geral da EuroCommerce, Christel Delberghe. “E apoiamos o apelo a uma estratégia industrial abrangente para a competitividade das empresas e empregos de qualidade. Contudo, os Chefes de Estado e de Governo precisam de olhar para além da indústria e tornar os serviços parte integrante da solução. Os líderes devem lembrar-se que quase três em cada quatro trabalhadores na UE27 estão agora empregados no sector dos serviços.”

Os retalhistas e os grossistas são pioneiros e implementadores bem estabelecidos de inovação transformadora dentro do setor de serviços. Sendo um dos contribuintes mais significativos da UE, com presença em todas as comunidades, contribuindo com 10% do PIB e empregando 26 milhões de pessoas, podem ser um parceiro integral na obtenção de benefícios mensuráveis ​​e tangíveis para melhorar a produtividade e a competitividade da UE.

Como parceiros-chave no final da cadeia de valor, os retalhistas e os grossistas estão bem situados para liderar, por exemplo, coordenando soluções ao longo da cadeia de abastecimento e incentivando os consumidores a escolher de forma sustentável, para abraçar a transição energética e sermos pioneiros na adoção de soluções circulares e digitais.

No contexto dos desafios geopolíticos, económicos, demográficos e planetários que a sociedade enfrenta, o compromisso da UE de redefinir as prioridades da competitividade e criar um roteiro para aprofundar o Mercado Único é fundamental. Isto só será viável se houver uma revolução na simplificação regulamentar onde todos trabalhem em conjunto, para fortalecer o Mercado Único e concretizar uma visão comum, afirmou a EuroCommerce.

«Estamos prontos para desempenhar o nosso papel na colmatação das lacunas de inovação, produtividade e sustentabilidade para proporcionar uma UE mais dinâmica e revitalizada. Já é tempo de criar condições de concorrência equitativas para os serviços, para a Europa e para os europeus”, concluiu Delberghe.

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