11 de Outubro, 2024
Fortes disparidades regionais no comércio eletrónico B2C europeu dão uma imagem mista sobre o crescimento do setor
A Ecommerce Europe e a EuroCommerce juntaram-se mais uma vez para produzir o Relatório Europeu sobre o Comércio Eletrónico de 2024. Em 2023, o setor europeu do comércio eletrónico B2C registou um crescimento modesto de 3%, acima dos 2% em 2022, com o volume de negócios nominal a aumentar de 864 mil milhões de euros para 887 mil milhões de euros e a inflação a diminuir de 8,5% para 6,1%. No entanto, apesar do crescimento nominal global, o panorama do comércio eletrónico apresenta disparidades regionais significativas.
O setor europeu do comércio digital ainda enfrenta desafios que abrandam o seu crescimento desde 2022. Estes incluem a inflação, o avanço tecnológico desigual, a adoção de modelos mais sustentáveis e a adaptação a novos regulamentos de sustentabilidade. Além disso, as empresas sediadas na UE enfrentam uma forte concorrência de intervenientes não sediados na UE, juntamente com a falta de aplicação justa dos regulamentos da UE sobre aqueles.
A repartição regional do relatório revela um desempenho misto em diferentes macroáreas. A Europa Ocidental, tradicionalmente o maior mercado do comércio eletrónico B2C europeu, registou um ligeiro declínio de 1%, fechando 2023 em 596 mil milhões de euros. Em contraste, a Europa do Sul e a Europa de Leste apresentaram fortes taxas de crescimento de 14% e 15%, respetivamente, com volumes de negócios a atingir 166 mil milhões de euros e 17 mil milhões de euros. A Europa Central demonstrou resiliência com um aumento de 8%, totalizando 79 mil milhões de euros, enquanto o Norte da Europa enfrentou um declínio de 5%, terminando em 56 mil milhões de euros.
Tal como na edição de 2023, o relatório de 2024 inclui números ajustados à inflação para a Europa e as suas regiões. Embora a inflação tenha levado a uma diminuição real do volume de negócios do comércio eletrónico (ajustamento de -3%), a comparação entre os valores globais do ano passado e os dados de hoje sugere que a inflação está a estabilizar gradualmente, com a taxa de inflação projetada para 2024 a diminuir ainda mais para um valor mais normal de 2,7 %. As previsões também indicam um crescimento mais robusto de 8% para 2024, refletindo uma recuperação da confiança e dos gastos dos consumidores em toda a Europa.
Reagindo à divulgação dos números e das tendências, Luca Cassetti, Secretário-Geral da Ecommerce Europe, comentou: “Para se estabilizar após uma série de anos difíceis e continuar a crescer, o sector do comércio digital precisa de sinais claros dos decisores, que devem reconhecer o papel do comércio electrónico como motor de uma competitividade europeia renovada. Em primeiro lugar, temos de garantir condições de concorrência equitativas e a aplicação eficaz das regras da UE a todos os intervenientes no comércio eletrónico ativos na UE, independentemente do local onde estejam sediados. Em segundo lugar, é fundamental que os decisores políticos prossigam os objectivos de neutralidade dos canais e de fácil conformidade empresarial quando olham para o sector, tal como estabelecido no nosso Manifesto.”
Christel Delberghe, Diretora-Geral da EuroCommerce, comentou: “O nosso relatório mostra que o comércio eletrónico continua vibrante e oferece oportunidades significativas de crescimento através dos avanços tecnológicos e da forte procura dos consumidores por sustentabilidade. Enfrenta também muitos desafios decorrentes, por exemplo, da concorrência global, dos diferentes níveis de adoção tecnológica ou da luta contra a nova legislação da UE. A capacidade das empresas para inovarem e se adaptarem a estas condições em mudança será fundamental para o seu sucesso neste cenário competitivo, bem como para a aplicação justa da legislação da UE pelas autoridades europeias, a todas as empresas que vendem aos consumidores da UE.»
A versão resumida do Relatório está disponível aqui: european-e-commerce-report-2024-light-version.pdf (eurocommerce.eu)