RELATÓRIO ANUAL SOBRE AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EUROPEIAS

O relatório anual, preparado anualmente, fornece uma sinopse do tamanho, estrutura e importância das PMEs para a economia europeia e uma visão geral do desempenho passado e previsto das PMEs de 2008 a 2024.

As PMEs europeias enfrentaram desafios significativos nos últimos anos. Depois de lidar com uma pandemia sem precedentes e interrupções na cadeia de suprimentos global, a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e o aumento dos custos de energia atingiram as PMEs. Isso levou a uma inflação historicamente alta e ameaçou sua recuperação económica.

Além disso, a nova Estratégia Industrial Europeia, que se concentra na transição para uma economia verde e digital e no paradigma da Autonomia Estratégica Aberta (AEA), oferece oportunidades, mas também desafios, às PMEs.

O relatório 2023/2024, bem outros podem ser consultados aqui: https://single-market-economy.ec.europa.eu/smes/sme-strategy-and-sme-friendly-business-conditions/sme-performance-review_en