4 de Junho, 2024
A publicação já está disponível! O Manifesto preparado pela Eurocommerce, destacando as prioridades e recomendações do retalho e do comércio grossista para a nova legislatura da UE 2024-2029, apela às novas instituições da UE para que trabalhem em parceria para ajudar a aproveitar o potencial do setor comercial para apoiar os objetivos de competitividade e transição da UE.
Os retalhistas e os grossistas já dão um enorme contributo. São o primeiro empregador privado da UE, proporcionando 26 milhões de empregos. Todos os dias, servem as empresas da UE e 450 milhões de consumidores com produtos e serviços inovadores, de qualidade, seguros e competitivos. Estão presentes e contribuem ativamente para as comunidades locais em toda a UE. Ao mesmo tempo, o setor comercial é um setor que emprega um enorme talento, contribui para a sustentabilidade económica e para a transformação digital, e que está totalmente alinhado com as próprias ambições de transição da UE. Com o apoio político e regulamentar adequado, pode obter ganhos económicos, sociais e ambientais significativos adicionais entre o presente e 2030.
Este manifesto identifica uma série de medidas políticas necessárias para moldar uma UE que seja:
Para o próximo mandato das Instituições da União Europeia, o Manifesto apela a uma tónica clara numa legislação de maior qualidade, prática e coerente, baseada numa compreensão sólida do setor que evite custos excessivos. Ao trabalhar mais estreitamente em parceria com os decisores políticos e outras partes interessadas na sua cadeia de valor, poderá liderar pelo exemplo na cena europeia e global, criando em conjunto as condições para uma Europa mais competitiva, sustentável e resiliente.
Os interessados poderão aceder ao Manifesto aqui:
Manifesto 2024-2029: Delivering a dynamic Single Market and sustainable growth – EuroCommerce