17 de Maio, 2024
Está em curso desde o passado dia 9 de abril de 2024 a campanha da SMEunited destacando as prioridades das pequenas e médias empresas para as eleições europeias.
“Imagine as PME como abelhas, trabalhadoras, ágeis, flexíveis, importantes para a fertilização cruzada em muitos ecossistemas”, visualizou o presidente Petri Salminen o mundo das PME. “As PME, tal como as abelhas, precisam das condições de enquadramento adequadas para prosperar e impulsionar as transições.”
“A competitividade é a palavra da moda em Bruxelas hoje em dia”, afirmou o Presidente Salminen, “e a SMEunited pretende aumentar o burburinho das PME, uma vez que são elas que mantêm os ecossistemas unidos”.
Salminen apresentou o Memorando SMEunited para as Eleições Europeias: “As PME impulsionando as transições”. Referiu-se aos anos desafiantes pelos quais as PME passaram e às exigências da transição digital e verde que se avizinham.
Como empresário, Petri Salminen levantou a questão “como é que 24,3 milhões de PME na Europa ainda têm de cumprir a legislação feita com base nos 0,2% de grandes empresas”. “Dadas as características das pequenas empresas, criar regras adaptadas às suas capacidades certamente também funcionará para as empresas maiores”, sublinhou Salminen.
As principais preocupações e mensagens da SMEunited estão disponíveis em: https://www.smeunited.eu/news/we-invite-you-to-buzz-along-and-create-the-right-beehive-for-smes
Existe, ainda, um pequeno vídeo inspirador: smeunited-memorandum-bees-1.pdf