13 de Julho, 2023
Apresentação do Relatório Anual sobre Emprego e Formação Profissional 2022
A CCP participou ontem, dia 12 de julho, na apresentação pública do Relatório Anual sobre Emprego e Formação 2022.
Nesta sessão, foram referidos vários dados, nomeadamente que a população empregada cresceu e que as taxas de emprego em Portugal têm crescido mais do que a média da União Europeia, tendo contudo ambas registado subidas face ao período homólogo.
A taxa de desemprego tem decrescido, mas de forma mais acentuada em Portugal do que na União Europeia e a taxa de desemprego jovem também registou uma diminuição em 2022.
Foi realçado, por outro lado, a existência de um número muito relevante de contratos sem termo na União Europeia.
Registámos um ritmo de aumento dos jovens com o ensino secundário e superior em Portugal superior ao que ocorreu na União Europeia, bem como um aumento relevante da Educação e Formação de Adultos de nível 4 e as entidades privadas foram responsáveis por 67,5% da formação extra-catálogo (Catálogo Nacional de Qualificações), tendo-se registado um aumento do número de pessoas envolvidas na formação profissional em 2022.
No que respeita às questões de igualdade de género, foi referido que as mulheres continuam a ter níveis de remuneração inferiores aos dos homens.
Sobre as migrações, constatou-se o que a CCP tem transmitido em vários fóruns: temos uma grande falta de trabalhadores e problemas relativamente à atração e retenção de competências, incluindo de jovens qualificados.
Para acesso a toda a informação complementar: https://www.crlaborais.pt/inicio