Conferência sobre o Futuro da Europa

Contributo da SMEunited

A Secretária-Geral da SMEunited, Véronique Willems, participou na Conferência sobre o Futuro da Europa, sessão plenária em Estrasburgo, nos dias 8 e 9 de abril. Os membros do Plenário debateram as propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalho.

Intervindo nas propostas do Grupo de Trabalho “Economia mais Forte, Justiça Social e Emprego”, a Sra. Willems agradeceu aos cidadãos por incluírem na discussão a promoção do espírito empreendedor. Lembrou uma citação de Winston Churchill de que algumas pessoas consideram a empresa como um tigre predador, ou uma vaca leiteira e poucas pessoas a veem como o cavalo de trabalho. “Hoje estou feliz por ver que os cidadãos assumiram a tarefa de preparar o cavalo do Sr. Churchill… Gostaria de agradecer especialmente aos cidadãos por incluírem a promoção do espírito empreendedor”, sublinhou a Secretária-Geral da SMEunited, que também agradeceu aos cidadãos por incluírem o princípio “pensar pequeno primeiro”, garantindo que as pequenas empresas possam implementar as regras acordadas, e pela atenção aos cuidados com crianças e idosos.

A Secretária-Geral da SMEunited também referiu algumas opiniões de PMEs sobre os resultados do Grupo de Trabalho “Transformação Digital”. Destacou a importância da infraestrutura de conectividade, do reforço das qualificações e dos padrões para garantir a interoperabilidade. Segundo ela, também é fundamental pensar no mundo não digital: “garantir os sistemas de comunicação em caso de blackout cibernético completo ou desastre e a necessidade de continuar-se a prestar serviços essenciais de forma não digital”. E concluiu, referindo-se à declaração de um embaixador cidadão de que lutar pela melhoria é a base do progresso em todos os campos: “Acabou o tempo de falar sobre a transição digital e verde. Agora temos que traduzir isso em planos concretos.”

Discutindo o papel da UE no mundo, a Sra. Willems salientou que “a Europa tem o potencial e a possibilidade de se tornar o definidor de padrões no mundo digital e verde”. Ela referiu-se ao Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados, que é considerado a “regra de ouro” na proteção de dados (embora a sua melhoria, do ponto de vista das PMEs, seja viável). Willems mencionou que as alterações climáticas são vistas como um desafio global e devem ser abordadas desta forma. Enfatizou que as PMEs devem ter fácil acesso aos mercados internacionais e que a Comissão Europeia deve verificar o impacto dos acordos de comércio livre em todas as pequenas e médias empresas que atuam a nível internacional e a nível do mercado interno europeu.

A Sra. Willems também interveio sobre as recomendações dos grupos de trabalho sobre valores e direitos, onde destacou a importância do Estado de direito para os cidadãos e as empresas, para que as regras acordadas em conjunto sejam implementadas e aplicadas em toda a Europa.

Os interessados em mais informação podem aceder em: https://www.smeunited.eu/news/public-employment-services-and-smes-cooperation-has-to-be-reinforced-

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar