Portugal, Nação Digital

2 anos de Transição Digital

Em fevereiro de 2021 foi assinado entre a CCP, a Portugal Digital e o IEFP um acordo de cooperação para a implementação do Programa Emprego Mais Digital. Esta parceria partiu do reconhecimento da importância da capacitação digital dos trabalhadores do país nos diferentes setores de atividade e da sua relevância para a transformação digital do comércio e serviços.

Focado em capacitar os trabalhadores em áreas do digital fundamentais para as empresas, o Acordo com a CCP visa realizar cerca 1500 ações de formação especializada na área digital, abrangendo cerca de 12 mil participantes, com necessidades de competências neste domínio e cuja identificação foi realizada pelas suas Associadas e respetivas empresas. O objectivo comum destas ações é a diminuição do défice de qualificações e de competências no setor do comércio e serviços, originado precisamente pelas alterações digitais.

Este é um primeiro passo para responder à ambição, inscrita no PRR, de capacitar 200 mil trabalhadores até 2025.

Após dois anos de trabalho na transição digital, é publicado um documento que pretende simultaneamente fazer uma breve resenha histórica, na qual estão evidenciadas as iniciativas desenvolvidas, nomeadamente através da parceria CCP e as suas associadas e identificar os próximos passos a dar, para a continuidade da política pública neste domínio.

A transição digital é um desígnio consensual, pelo que as iniciativas concluídas e as que se encontram em curso, estruturadas em torno do PATD – Plano de Ação para a Transição Digital, constituem uma fundação sólida para a continuação de um trabalho que colocará Portugal entre os líderes digitais da União Europeia.

Consulte o Relatório aqui: link

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar