Uma Nova Estratégia para as PME europeias

Resolução do Parlamento Europeu

No passado dia 16 de dezembro de 2020, o Parlamento Europeu emitiu a sua Resolução 2020/2131 sobre uma nova estratégia para as PME europeias.

Esta Resolução tem por base a Comunicação da Comissão intitulada «Uma estratégia para as PME com vista a uma Europa sustentável e digital», publicada em 10 de março de 2020.

Em 11 de março de 2020, a OMS emitiu o alerta de pandemia de COVID-19 ( 10), que teve um impacto significativo no ambiente económico, social e político em que as PME operam e tornou necessária uma revisão da estratégia devido a alterações em muitas das condições económicas, sociais e políticas.

O Parlamento considerou que a estratégia da Comissão, apresentada em março de 2020, continua a propor soluções válidas para resolver os desafios estruturais económicos, sociais e ambientais que as PME enfrentavam antes da crise da COVID-19, bem como os desafios futuros relacionados com as transições digital e ecológica. Considerou, ainda, que a Comissão deve apresentar uma versão atualizada da sua comunicação sobre uma estratégia para as PME, que reflita os pontos referidos na presente resolução, nomeadamente tendo em conta que a competitividade europeia revela um atraso em relação a outras economias desenvolvidas, ameaçando o potencial da Europa para gerar riqueza e prosperidade.

A Resolução poderá ser consultada aqui: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/TA-9-2020-0359_PT.html

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar