15 de Outubro, 2021
Relatório de 2021 já disponível!
A Ecommerce Europe e a EuroCommerce lançaram, recentemente, o “2021 European E-commerce Report”.
O lançamento ocorreu com um webinar, durante o qual representantes da Ecommerce Europe, da EuroCommerce e do IKEA Retail reflectiram sobre as tendências e desenvolvimentos mais importantes do comércio electrónico, em 2020.
O comércio electrónico continua a crescer: digitalização acelerada pelas empresas e junto dos consumidores.
Em 2020, o comércio electrónico europeu total cresceu para € 757 bilhões de euros, 10% acima dos € 690 bilhões de euros em 2019. 2020 foi um ano atípico, marcado pela pandemia COVID-19 e o consequente papel importante do comércio electrónico afirmou-se para ambos: sociedade e economia.
Os números de crescimento, que permaneceram expressivos (10%), diminuíram ligeiramente em relação a 2019 (14%). O COVID-19 deu um impulso significativo às vendas de comércio electrónico, mas a queda acentuada das vendas online no sector do turismo e serviços (eventos, ingressos, etc.) contribuiu para conter o crescimento geral.
A pandemia teve um impacto enorme no desenvolvimento do sector do retalho. O bloqueio acelerou a tendência existente para a transição digital e para a transição verde nas lojas. Os seus investimentos no digital e no canal online, originalmente planeados para serem realizados ao longo de vários anos, foram realizados em apenas alguns meses.
O comércio electrónico também foi uma tábua de salvação para os consumidores, pois as restrições dos governos, como o encerramento forçado de lojas, impediu-os de comprar o que precisavam nas lojas. Embora o comércio electrónico não tenha compensado totalmente as perdas sofridas por muitas PMEs tradicionais, absorveu grande parte do choque económico.
Para aceder à versão sintética do relatório, clique aqui: