ESTUDOS SOBRE PRODUTOS RECICLADOS

Qual a quantidade de químicos?

Um novo estudo, realizado por um grupo de investigadores americanos, revela que os produtos reciclados contêm uma maior quantidade de químicos do que os produtos feitos a partir de materiais virgens.

Este estudo examinou 210 artigos usados nos lares habitacionais, feitos de materiais virgens ou de materiais reciclados (incluindo materiais que estão em contacto com bens alimentares, brinquedos de plástico, produtos de papel e materiais de construção) e descobriu que 733 químicos identificados tinham uma maior presença em produtos reciclados, quando comparados com produtos virgens. Os produtos feitos a partir de materiais reciclados continham, ainda, uma maior presença de fragrâncias, retardadores de incêndio, solventes, biocidas e tintas de tingimento.

Outro estudo, realizado pela Universidade ETH de Zurique, revelou um inesperado número elevado de substâncias que geram preocupação, em produtos plásticos.

Esta investigação compila uma base de dados de monómetros plásticos, aditivos e auxiliares ao processamento para uso na produção e processamento de plásticos no mercado. Os produtos analisados incluíram produtos em contacto com bens alimentares, embalagens, brinquedos e têxteis. Das 10.500 substâncias identificadas, 2.480 geraram uma potencial preocupação.

Os estudos poderão ser consultados nos seguintes links: study e study.

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar