Comité Consultivo da Formação Profissional

Contas Individuais de Aprendizagem

O Comité Consultivo da Formação Profissional, ao nível da União Europeia, adoptou no passado dia 16 de Agosto o seu parecer sobre as Contas Individuais de Aprendizagem (CIA).

A preparação e adopção deste parecer envolveu um intenso trabalho por parte dos Parceiros Sociais Europeus, incluindo a SMEunited (em que a CCP está filiada), a qual trabalhou durante seis Presidências da União Europeia formando 3 Trios (Alemanha, Portugal, Eslovénia, França, República Checa e Suécia) para conseguir o compromisso que foi vertido neste texto e adoptado por unanimidade pelo Comité.

O objectivo deste parecer é influenciar a Recomendação sobre o as CIA que a Comissão Europeia está presentemente a preparar e que deverá ser adoptada no final do ano e enviada ao Conselho da UE.

Com este parecer, adoptado a nível tripartido (governos, sindicatos e empregadores), os empregadores europeus pretendem evitar um modelo de CIA que represente uma solução igual para todos, optando por um modelo que respeite a diversidade.

O documento poderá ser consultado aqui:

Documentos associados

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar