Stand By Youth Que oportunidades no mundo pós-Covid?

No passado dia 8 de Julho, realizou-se o webinar organizado pelo Centro da OCDE para o Empreendedorismo e a SMEunited, parceiro social europeu em que a CCP está filiada, bem como de outras entidades, incluindo a INSME

– International Network for SME, a Câmara de Comércio Internacional (ICC), a Ashoka Global, a JEUNE Europe, a Business for Inclusive Growth (B4IG), o European Youth Forum e a EELISA – European Engineering Learning Innovation and Science Alliance.

A crise do Covid-19 deixou os jovens em “stand-by”. Afectou, desproporcionalmente, a camada jovem, especialmente os que provêm de bases mais desfavorecidas, atrasando a sua educação, os seus projectos de emprego, e afectando a sua saúde mental e o seu rendimento, num momento em que já estavam a enfrentar grandes desafios.

Para apoiar a juventude dos nossos dias a enfrentarem a atual crise e a prepararem-se para o mundo pós-Covid, os negócios de todas as dimensões terão que ultrapassar as dificuldades com que se confrontam. Muitos já adoptaram estratégias e acções concretas, incluindo através da prestação de apoio de emergência e da manutenção da contratação de mão-de-obra jovem. Mas muito mais poderá ser feito.

O evento foi uma oportunidade para se auscultarem as redes de empresas e de negócios, as organizações de jovens e as instituições da educação sobre as suas perspectivas e experiências no apoio à juventude durante a pandemia. O evento consistiu num conjunto de discussões, organizadas em torno de painéis, que permitiram examinar o impacto da pandemia sobre a juventude e partilhar histórias de sucesso das empresas sobre acções em curso que oferecem oportunidades a jovens; e permitiu a discussão sobre formas de se encararem os desafios que os jovens enfrentarão no futuro.

O evento concluiu com o lançamento oficial de uma “Call for Action” de encorajamento a todos os negócios, para criarem oportunidades para os jovens – em particular os mais vulneráveis – por forma a que a saída da crise do Covid seja o mais bem sucedida possível.

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar