“Portugal é que me escolheu” Documentário

Entre os dias 5 e 11 de abril, decorreu a Semana da Interculturalidade, no âmbito da qual a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza desenvolveu o documentário «Portugal é que me escolheu».

O documentário conta com a participação de sete cidadãos refugiados, atualmente a residir nos distritos de Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Lisboa, e que apresentam as suas histórias e o caminho que percorreram até ao nosso país. São narrativas que retratam as suas dificuldades, desafios e sonhos.

Entre os aspetos realçados no documentário, consta a valorização dos serviços que Portugal assegura aos seus cidadãos, tendo sido referidos – com particular importância – os acessos aos cuidados de saúde e à educação (nomeadamente, por quem trouxe os seus filhos).

Se pensamos que a adaptação destes migrantes é complicada, o documentário apresenta testemunhos que contrariam esta perceção, realçando a importância que a liberdade lhes trouxe, em particular aos que chegaram de países em guerra ou com hábitos culturais que coagiam o seu poder de decidirem as suas vidas. Mesmo o domínio da língua portuguesa – cuja dificuldade foi referida – não inibiu estes migrantes de realçarem o quão positivo é estarem em Portugal, havendo mesmo referências a mudanças ocorridas no seu “interior”, fruto do bem-estar que a sua vida, cá, lhes proporciona em comparação com as realidades das quais vieram.

É, enfim, de realçar a vontade que foi igualmente expressa de retribuírem o que o país lhes tem dado, nomeadamente por parte de quem tem filhos: a vontade de que, um dia, possam ser bons trabalhadores, qualificados, profissionais de sucesso que deem um contributo muito positivo para o desempenho de Portugal.

Os interessados poderão aceder às duas versões do documentário, através dos links:

– versão longa (18 minutos) https://youtu.be/jF8BWskyYvo
– versão mais curta (5 minutos) https://youtu.be/aO2oqMlKXfE

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar