5 de Março, 2021
No passado dia 3 de Março, a Comissão Europeia lançou o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o qual delineia ações concretas para implementar os princípios daquele Pilar através do esforço conjunto dos Estados Membros e da UE, devendo contar com um envolvimento ativo dos parceiros sociais e da sociedade civil.
O Plano de Ação estabelece três grandes objetivos para a UE, a serem alcançados até 2030 nas vertentes emprego, competências e proteção social:
Estes grandes objetivos para 2030 são coerentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e estabelecem a ambição comum de uma Europa Social forte. Juntamente com um Painel de Avaliação Social revisto, permitirão à Comissão acompanhar os progressos dos Estados-Membros durante o Semestre Europeu.
A Comissão convida o Conselho Europeu a subscrever estes três objetivos e apela aos Estados-Membros para que definam as suas próprias metas nacionais, a fim de contribuir para este esforço.
O Conselho EPSCO de 15 de março debaterá este Plano de Ação, assim como a Cimeira Social que se realizará no Porto a 7 de maio próximo, esperando-se que, na sequência, o Conselho Europeu endosse o Plano de Ação.
Mais informação está disponível no documento em anexo.