Parceiros Sociais Europeus realizam estudo sobre Saúde e Segurança no Trabalho

A Eurocommerce a a UNI Europa, com o apoio da Comissão Europeia, decidiram realizar um projecto dedicado à saúde e segurança.

A Eurocommerce e a UNI Europa, parceiros sociais reconhecidos nos sectores do comércio retalhista e grossista ao nível da União Europeia, têm vindo a reforçar a cooperação e a troca de boas práticas em matérias ligadas à saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores do sector do comércio, com o objectivo de desenvolver uma cooperação efectiva com as entidades relevantes da União Europeia, tais como a OSHA (Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no trabalho).

Para este fim, a Eurocommerce a a UNI Europa, com o apoio da Comissão Europeia, decidiram realizar um projecto dedicado à saúde e segurança, assente em 3 principais eixos temáticos:

  • Ergonomia (sobretudo problemas músculo-esqueléticos);
  • Stress no local de trabalho (stress relacionado com o trabalho, levando ao absentismo, à rotatividade de trabalhadores e ao stress físico);
  • Riscos psicossociais (incluindo a violência por terceiros e riscos de saúde mental)

Este estudo foi denominado “ADDRESSING PHYSICAL AND PSYCHOSOCIAL RISKS IN THE RETAIL AND WHOLESALE SECTOR”.

No quadro do mesmo, foi lançado um questionário entre os membros da Eurocommerce e os filiados na Uni Europa que desenvolveram iniciativas inovadoras relacionadas com questões de saúde e de segurança. O questionário visou identificar as principais questões do sector do comércio relativas à ergonomia, ao stress no trabalho e aos riscos psicossociais, bem como os principais desafios para o futuro.

Com base no levantamento realizado, os parceiros sociais referidos decidiram desenvolver uma ferramenta baseada em exemplos de boas práticas num conjunto de Estados-Membros da União Europeia, os quais têm um impacto directo e mensurável sobre a redução dos riscos e a melhoria da saúde. Este resultado está ligado a uma colaboração activa entre empregadores e trabalhadores.

Documentos associados

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar