Serviços Públicos de Emprego e PME

Cooperação deve ser reforçada

Uma parceria orientada entre as PME e os serviços públicos de emprego (SPE) é a melhor forma de se resolver a escassez contínua de mão-de-obra e de competências, enfrentada pelas PME. Essa foi a principal mensagem da Diretora de Assuntos Sociais da SMEunited, Liliane Volozinskis, durante a Conferência de Partes Interessadas da Rede SPE sobre “Enfrentar conjuntamente a escassez de mão de obra e de competências”.

“Tal cooperação com as pequenas empresas deve tornar-se a maneira habitual de se trabalhar, para trazer desempregados e inativos de volta ao mercado de trabalho. Os candidatos a emprego devem beneficiar de formação orientada para a procura de emprego, por forma a que se preencham adequadamente as vagas nas PME”, sublinhou a Sra. Volozinskis.

A cooperação estreita deve assegurar-se de forma permanente, para facilitar o recrutamento de trabalhadores qualificados num período de rápidas mudanças no mercado de trabalho, em grande parte devido às transições digitais e verdes. Isso pode exigir o fortalecimento do SPE e a adaptação de métodos de trabalho, em alguns países, que assegurem a oferta de serviços personalizados aos trabalhadores com as competências exigidas pelas micro e pequenas empresas em nível local. Os SPE terão de facilitar as transições de emprego para emprego e conceber as medidas de ativação adequadas para todos os tipos de desempregados e inativos.

Para tal, os SPE, juntamente com os serviços privados de emprego e os parceiros sociais, devem participar ativamente na educação e formação profissional a nível nacional, para proporcionar uma correta qualificação e requalificação dos trabalhadores. Juntamente com a migração económica, isso contribuirá para compensar a redução da população em idade ativa resultante do envelhecimento. Também contribuirá para combater a desadequação entre as competências e as necessidades reais, uma característica permanente do mercado de trabalho que está a ser exacerbada pelas transições digital e verde.

Sobre a falta de atratividade de alguns empregos, Liliane Volozinskis explicou que melhorar as condições de trabalho é parte da solução. Ao mesmo tempo, tanto o SPE quanto os empregadores devem fazer esforços alargados para combater os estereótipos e melhorar a imagem de certos setores, como o da construção. Há que incluir este tópico nas suas estratégias conjuntas e numa abordagem inovadora para lidar com a escassez de mão de obra e de competências. Por último, lembrou que o SPE deve também apoiar melhor o empreendedorismo como outro pilar importante para a criação de emprego, através de medidas adequadas como a formação, a mentoria, a tutoria e o apoio financeiro.

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar