Competências sociais

O local de trabalho pós-pandemia

A COVID-19 acelerou drasticamente a necessidade de novas competências na mão de obra, com as competências sociais e emocionais a terem grande procura. A Comissão Europeia destaca, num artigo recente, seis competências-chave e avança alguns conselhos:
Comunicação
A capacidade de comunicar eficazmente com os colegas e os clientes é essencial para quase todos os empregos. Não é de admirar, por isso, que os empregadores a valorizem fortemente. Estas competências incluem a comunicação oral, escrita e não verbal, a empatia, a capacidade de escuta e a confiança.
O best seller da lista do New York Times, Words that Work, do Dr. Frank Luntz, pode ajudá-lo a alargar as suas competências de comunicação.
Resolução de problemas
Por vezes, os problemas são inevitáveis, mas é a forma como os gere que realmente conta. Os empregadores querem trabalhadores capazes de abordar os problemas de forma calma e metódica e que usem o pensamento criativo para encontrar soluções. As competências de resolução de problemas incluem a observação, a negociação, o pensamento lateral, a análise, a reflexão e a tomada de decisões.
Um livro muito bom sobre o tema é Stop Guessing: The 9 Behaviors of Great Problem Solvers, de Nat Greene.
Liderança
Nem todos os postos de trabalho são postos de liderança em que vai gerir um grupo de pessoas. No entanto, a maioria irá exigir que tome a iniciativa num determinado momento, quer com um projeto, quer com clientes. Os empregadores valorizam as competências de liderança porque elas demonstram que tem capacidade para tomar decisões, gerir situações e orientar os outros quando necessário. As competências de liderança incluem a resolução de conflitos, a delegação, a empatia, a versatilidade e a gestão de projetos.
Simon Sinek, autor britânico e conferencista inspirador, fala sobre liderança nos seus livros e entrevistas. Encontre uns minutos para o seu TED Talk.
Trabalho de equipa
Existem muito poucas profissões em que trabalhará completamente sozinho, o que torna as competências de trabalho em equipa essenciais. Os empregadores querem trabalhadores que sejam capazes de trabalhar bem com os outros, mesmo quando não estejam necessariamente de acordo, e de unir esforços para serem bem sucedidos. Entre as principais competências ligadas ao trabalho em equipa figuram a colaboração, a cooperação, a escuta e a delegação.
Ética de trabalho
Chegar ao trabalho a horas, concluir as tarefas dentro dos prazos e ser organizado faz parte de uma ética de trabalho sólida. Estas ações mostram que acredita na importância do seu trabalho, o que o tornará apreciado pelos empregadores. As competências específicas no domínio da ética profissional incluem a automotivação, a fiabilidade, o profissionalismo e a disciplina.
O livro On Fire at Work, de Eric Chester, pode ser um bom ponto de partida para encontrar inspiração.
Atitude positiva
Os trabalhadores com uma atitude positiva são essenciais para qualquer empresa. Não só podem contribuir para tornar o local trabalho divertido e produtivo, como a sua capacidade de se manterem positivos pode ajudar a contrabalançar os ambientes de trabalho com stress e ritmo elevados. A cooperação, o entusiasmo, a convivialidade e o respeito são algumas das principais competências conexas.
Há numerosos conselhos na Internet sobre formas de cultivar o sentimento positivo. Pode tentar uma maneira diferente todos os dias, como, por exemplo, dedicar tempo para cuidar de si depois do trabalho, ler umas piadas antes de ir para o trabalho ou no caminho para o escritório. Nunca salte as pausas no trabalho.

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