Estratégia “Farm to Fork”

Parlamento adopta Resolução

O Parlamento Europeu adoptou, no passado dia 2 de novembro, a sua Resolução sobre a Estratégia Farm to Fork (F2F).

O relatório, de iniciativa conjunta, foi elaborado pelos relatores Herbert Dorfman (AGRI; PPE, Itália) e Anja Hazekamp (ENVI; GUE / NGL, Países Baixos).

O projeto foi altamente contestado devido aos efeitos potenciais das metas seleccionadas, em torno de estratégias de F2F e de Biodiversidade no setor agrícola, os quais podem ter um custo para o setor agrícola da UE relativamente à produção e ao rendimento.

Os interessados poderão aceder ao comunicado de imprensa do Parlamento Europeu através do link: here

O co-relator Dorfmann considerou que a responsabilidade por uma agricultura mais sustentável terá de ser o resultado de um esforço conjunto entre agricultores e consumidores. Elogiou os esforços dos agricultores para reduzir o uso de pesticidas, fertilizantes e antibióticos e pediu financiamento adicional para apoiar os seus esforços de transição e evitar elevados níveis de carbono. Também apelou para que a disponibilidade e acessibilidade dos bens alimentares continuem a ser uma prioridade.

O co-relator Hazekamp considera que as atuais políticas agro-alimentares da UE apoiam um modelo de agricultura prejudicial ao meio ambiente. Na sua opinião, há que abordar esse modelo problemático propondo-se medidas concretas, como estimular a produção local de alimentos e apoiar a mudança da agricultura intensiva e monoculturas, para práticas agrícolas sustentáveis.

O relatório de iniciativa é uma ampla compilação dos vários aspectos da Estratégia Farm-to-Fork, que também será debatida com base em avaliações de impacto e propostas específicas de regulamentação, conforme anunciado no plano de ação F2F (como rotulagem, bem-estar animal, sistema alimentar sustentável, desperdício alimentar, etc.).

Embora não seja juridicamente vinculativo, o relatório indica prioridades e preocupações do Parlamento Europeu.

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar