Assembleia das PME

PMEs são vitais para a Europa

Discursando, no passado dia 16, no contexto da Assembleia das PME realizada na Eslovénia, Véronique Willems, Secretária-Geral da SMEunited e Christel Delberghe, Diretora-Geral da EuroCommerce (parceiros sociais europeus em que a CCP se encontra filiada) sublinharam o papel das PME como espinha dorsal de centros urbanos vibrantes e das comunidades rurais, fazendo um apelo conjunto para o desenvolvimento de ações que permitam dar resposta aos desafios que as pequenas empresas e as comunidades que representam enfrentam:

“As nossas entidades trabalham juntas, há muitos anos, para destacar a importância das PMEs, que representam 99,8% das empresas na Europa, incluindo no comércio retalhista e grossista. Ao intervirmos, hoje, numa sessão dedicada ao rejuvenescimento urbano na Assembleia das PME, pretendemos sublinhar as dificuldades enfrentadas pelas PME que operam nos centros das cidades e procurar medidas para ajudar as empresas e as comunidades locais a manterem e a construírem centros urbanos dinâmicos.

Os centros das cidades têm visto um número crescente de lojas e instalações comerciais vazias, refletindo muitos fatores e mudanças na maneira como as pessoas vivem. As pessoas nas comunidades rurais sofrem quando os serviços locais desaparecem. A pandemia COVID e as restrições adotadas para combatê-la aceleraram esta tendência negativa, fazendo com que lojas, restaurantes e outros negócios fechassem definitivamente.

As nossas duas organizações apelam a um ambicioso programa de revitalização a nível da UE, nacional e local para inverter esta tendência, que mina as comunidades, atinge o emprego e conduz a um ambiente inseguro. No planeamento de soluções para tornar as cidades e as vilas locais atraentes para visitar, viver, trabalhar e fazer negócios, toda a comunidade – incluindo organizações de empresas locais cobrindo todas as atividades económicas (serviços, turismo, hotelaria, retalho, artesanato, etc.) – deve estar envolvida. Devemos procurar formas de equilibrar um meio ambiente sustentável com mobilidade, acesso e investimento em tecido e infraestrutura urbana, com base em fundos regionais. Além disso, propomos a criação de um programa substancial em toda a Europa voltado para as PMEs e microempresas, aumentando a consciencialização e fornecendo experiência e apoio aos empreendedores para se ligarem em rede e melhor alcançarem os seus clientes, transformando os seus modelos de negócios para terem sucesso nas transições digitais e de sustentabilidade. E as próprias comunidades devem estar ligadas para compartilhar experiências e boas práticas.

Portanto, pedimos à UE e aos governos nacionais, regionais e locais que dediquem fundos para enfrentar esses desafios com urgência, por forma a garantirmos o futuro das comunidades e das pessoas que lá vivem e trabalham.”

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar