Estudo da OCDE: Compreender o “Scaling Up”

O Diretor-Adjunto da OCDE, Nadim Ahmad, fez uma breve apresentação do estudo “Understanding scaling up – a micro-data approach”, na última reunião da Rede de SME Envoys (rede que reúne, ao nível europeu, representantes das principais entidades nacionais responsáveis pela implementação das políticas para as PME).

Os principais objectivos deste estudo são: identificar, com base em microdados de empresas, os fatores que justificam o seu crescimento e as políticas públicas que o potenciam; e melhor compreender as tendências de aumento de escala, fatores de promoção e barreiras, e as abordagens das políticas públicas que podem ajudar as PME.

Este estudo assenta em dois pilares principais: a definição e medição do crescimento das empresas (scaling up) e o mapeamento e avaliação das medidas de política para a expansão das PME.

Este tipo de “empresas de alto crescimento” é ainda pouco estudado e é um alvo potencial para medidas de política pública, pelo que é importante proceder à sua caracterização, conhecer os processos que induzem o elevado crescimento e facultar informação de apoio à formulação de políticas que os apoiem e criem um melhor enquadramento para que possam crescer.

O estudo utiliza a definição de empresas de alto crescimento (“high-growth firm”) da OCDE e do Eurostat: empresas de alto crescimento são empresas com mais de 10 funcionários que atingem uma taxa média de crescimento superior a 10% (ou superior a 20%) por 3 anos consecutivos, podendo o crescimento ser medido tanto no emprego como no volume de negócios. Pretende-se ter uma abordagem analítica que permita obter resultados que sejam comparáveis entre países.

Este projeto encontra-se numa fase piloto e a ser implementado em seis países, incluindo Portugal (e juntamente com a Eslováquia, Espanha, Finlândia, França e Itália).

Portugal é o país em que o estudo se encontra numa fase mais avançada, tendo sido apresentadas algumas conclusões, nomeadamente:

  • a percentagem de empresas de elevado crescimento varia consoante o setor;
  • essa percentagem é superior no setor das TIC e menor no setor dos serviços;
  • 70% das empresas portuguesas de elevado crescimento mantêm a sua escala ou continuam a crescer;
  • a evolução também varia consoante o setor;
  • 3455 empresas de elevado crescimento criaram 130.000 empregos entre 2011 e 2014 e 13.000 empregos entre 2014 e 2017;
  • o aumento do emprego não é só para trabalhadores altamente qualificados, mas também para trabalhadores pouco qualificados e estrangeiros;
  • registou-se um aumento de 10% na produtividade do trabalho (valor acrescentado/emprego) para empresas de elevado crescimento, no volume de negócios.

Relativamente a estudos de escalabilidade desenvolvidos em Portugal, foi destacado o estudo “Gazelles: Drivers of Exceptional JobCreation – A dynamic probit approach using Portuguese firm-level data”, realizado pela Nova SBE e pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE).

Começe a escrever e pressione "Enter" ou "ESC" para fechar